Pesquisas

Aeróbio de moderada intensidade VS HIIT HIIE SIT por Tabata

TabataNeste estudo apresentado em 1996 por Tabata I (Nishimura K, Kouzaki M, Hirai Y, Ogita F, Miyachi M, Yamamoto K.), foi verificado que um treino intervalado composto de 7-8 tiros de 20 segundos por 10 segundos de intervalo, por tanto com uma máximo de duração de 4 minutos de duração produziu melhoras notáveis tanto na capacidade aeróbia quanto anaeróbia.

A essência deste prática almeja uma perca de mais de 20% da performance entre o sétimo e oitavo tiro para conseguir efetividade, por tanto os parâmetros são bem definidos e ficam longe, do proposto por técnicas/produtos existente no mercado digital onde esforço e recuperação são alternados de forma arbitrária.  Grosso modo, procura-se a depleção gradual de glicogênio a través da fadiga acumulada tiro após tiro, desembocando numa performance bem prejudicada no fim do protocolo.

O estudo consiste em dois experimentos de treinamento usando o cicloergômetro estático. Primeiro, foi avaliado o efeito de 6 semanas de treinamento de resistência de intensidade moderada (70% VO2max), 60 min.d-1, 5 d.wk-1) em relação a capacidade anaeróbica  (déficit oxigênio acumulado máximo) e ao VO2max. Depois do treinamento, a capacidade anaeróbia não aumentou significantemente (P > 0.10), enquanto o VO2max saiu de 53 +/- 5 ml.kg-1 min-1 para 58 +/- 3 ml.kg-1.min-1 (P < 0.01). Segundo, para quantificar o efeito do treinamento intermitente de alta intensidade na liberação de energia, 7 sujeitos realizaram um treinamento intermitente 5 d.wk-1 durante 6 wk. O treinamento intermitente exaustivo consistiu em 7 a 8 séries de exercícios de 20 segundos a uma intensidade por volta de 170% do VO2max com 10-s  de repouso entre elas. Depois do período de treinamento, VO2max aumentou 7 ml.kg-1.min-1, enquanto a capacidade anaeróbica incrementou-se um 28%. Em conclusão, o estudo mostrou que o treinamento aeróbico de intensidade moderada que melhora o poder aeróbico máximo não muda a capacidade anaeróbia e que um treinamento intermitente adequado de alta intensidade pode melhorar ambos dois sistemas de fornecimento energético, tanto anaeróbico quanto aeróbico, significativamente, provavelmente mediante a imposição de um estimulo intensivo em ambos sistemas.

Quer Conhecer O
Passo a Passo 
Exato Para 
QUEIMAR GORDURA
E GANHAR MUSCULO

Facilmente?