Útil

Calcular Taxa Metabolica Basal TMB

Calcular Taxa Metabolica Basal TMB
Avaliação: 5 de 2 voto[s]

O primeiro paso a ser realizado em qualquer projeto de modificação corporal que se preze, é conhecer o estado atual do nosso organismo, ou seja, o ponto de partida. Então, a Taxa Metabólica Basal deverá ser calculada e, a partir dela, o Gasto Calórico Diario Total. Por que precisamos disso Vicente? É simples. Tanto a queima de gordura quanto o ganho de massa muscular dependerá das variações feitas sobre este conceito:

  • Quer ganhar músculo? Configure uma dieta de superavit calórico.
  • Quer perder barriga? Adapte uma dieta deficitária.

Porem, o resultado final não dependera só da quantidade calórica, é sim da conjugação da mesma com a qualidade e a proporção de macronutriente como um todo. É o conceito de Tríade Nutricional que explico no primeiro vídeo gratuito do MP.

Vamos la? Para facilitar deixo disponíveis umas calculadoras que seguem diversas formulas propostas para determinar a TMB. As fórmulas dão diferentes valores Vicente, e agora? Bom, é importante ser cientes que a nutrição é uma ciência aproximativa ainda desfrutando de enormes avanços nos últimos anos com contínuas novidades e propostas. Dito isso, mesmo tendo técnicas avançadas como a calorimetria indireta que podem determinar seu gasto calórico durante o período do teste, a partir de ai, precisará de uma operação que possa oferecer um número que continuará a ser uma aproximação do gasto relativo ao resto do dia. Ai fatores como diferentes ritmos de atividade a cada dia ou diferentes climas ao longo dos meses ainda teriam impacto pra conhecer esse gasto calórico diário exato. Alem do mais, GET (gasto energético total) que estamos a procurar servira para estabelecer uma dieta que se ajuste a ele… mas também de forma aproximativa… quer dizer, mesmo dois alimentos tendo o mesmo peso podem apresentar diferencias de composição, e por tanto, calóricas, o que ainda seria uma dificuldade adicionada a essa preocupação por números exatos.

E então? Nunca iremos poder ter uma dieta adaptada a nossa realidade? Podemos sim. De fato, é bem simples e mostra disso são o tanto de pessoas que hoje conseguem mudanças drásticas com o acompanhamento nutricional adequado. Como fazer? Aceitar essa aproximação, e estabelecer um padrão nutricional de forma que podamos perceber as modificações diárias, semanais e mensais do nossa composição corporal.

Pronto, calculei meu GET e agora como faço esse tal de padrão nutricional? Várias dicas importantes:

  • Desenhe sua dieta de forma que a distribuição  de macronutrientes e, em geral, os alimentos correspondentes variem o mínimo possível. Dessa forma, poderemos realizar um fácil seguimento das possíveis respostas do nosso organismo. Do outro lado, quando não sabemos o que vamos almoçar hoje, ou amanha… deixamos um buraco psicológico dramático que irá sem dúvida enfraquecer nosso foco.
  • Faça um controle diário, semanal de peso… na mesma balança, no mesmo momento do dia. Uma vez adaptado a uma rotina alimentaria estável, as variações de peso ganham mais fiabilidade em relação as possíveis modificações que implementemos.

Exemplo:

  1. Meu GET deu 2500 kcal diárias, a partir dele planejei uma dieta com déficit do 20%, ou seja, 2000 kcal diárias, equilibrando macros com 50% carbo, 30% proteína, 20% gordura.
  2. Pesando diariamente antes do treino, na balança da academia, com mesmo tipo de roupa, e mesma alimentação e hidratação o peso variou 1,6 Kg em uma semana, variação que foi notado diária e gradativamente fazendo o seguimento indicado.
  3. Era o objetivo perder? Sim… A perca de peso está sendo satisfatória? Não, pois percebemos perca de massa, perca de força e disposição… Então a aproximação nutricional tem que ser modificada adicionando a percentagem calórica que considere-se oportuna.
  4. Repetir e revalidar controle semanalmente.

Entenderam como é importante o padrão nutricional? Formulas o técnicas de TMB serão sempre aproximações. Então, supervisão e reatividade serão básicas para o sucesso de uma dieta bem ajustada a nossa realidade.

Mas é chato fazer esses cálculos… essas pesagens… essas avaliações tooodo dia, toooda semana né? Então, no Método Physique oferecemos aplicativos que facilitam enormemente está tarefa… Nem sentem, e o abdômen trinca que é uma maravilha.

A seguir, as calculadoras de TMB e de Gasto Energético Total:

Agora que você já sabe seu GET aproximativo, o seguinte paso é planejar sua rotina nutricional. Para isso nada melhor do que um acompanhamento profissional, o qual não só deverá lhe proporcionar um GET mais preciso a través da calorimetria indireta, mas também um relato de componentes alimentários adequados a seu objetivo, seja queima de gordura, seja ganho de músculo.

Se você não tem como cobrir uma acompanhamento profissional, nos mostramos os princípios teórico-práticos da configuração nutricional adaptada no modulo 2 do Método Physique.

Não esqueçam de postar suas dúvidas e perguntas!

Quer Conhecer O
Passo a Passo 
Exato Para 
QUEIMAR GORDURA
E GANHAR MUSCULO

Facilmente?