Dicas

MCT: Triglicéridos de cadeia meia em dietas cetogênicas

MCTsUma das grandes tendências em estratégias nutricionais para emagrecimento e para melhora de saúde está sendo a dieta cetogênica. Muita informação pode ser encontrada em relação a este sujeito mas pouca evidencia ainda é aceitada de forma geral na comunidade científica.

Como fazer? Que quantidade de gordura usar? Qual gordura usar? Tem efeitos colaterais?

Qual gordura usar? Sempre é recomendável poli e monoinsaturados porém, felizmente, começa a ser bem agitado o debate sobre os saturados. Em qualquer caso, uma gordura tipicamente incluída nas estratégias cetogênicas é o MCT ou triglicerídeo de cadeia média.

Que é um MCT ou TCM – Triglicerídeos de cadeia média?

Os triglicerídeos são as gorduras com um comprimento químico em cadeias de 2 a 22 carbonos. Sendo os de cadeia longa, mais comuns, aqueles com mais de 12 carbonos e os de cadeia media aqueles numa faixa de 8 a 12 carbonos.

O valor calórico dos MCTs também é sensívelmente menor, 8,3 kcal/g,  por 9 kcal/g dos LCTs.

Hidrosolúvel a través da lipase pancreática, sua absorção também é maior, sendo comparável a da glicose,  o que permite ser levada diretamente ao fígado e músculos, usada como fonte de energia imediata sem precisar da presença de carboidratos.

Quais alimentos são ricos em MCTs ou TCMs?

O alimento mais representativo seria o nosso oleo de coco, por tanto, nos encontramos numa situação geográfica de excepção para aproveitar um alimento que a última vez que consumi, hoje, era vendido a R$1.5 diretamente do camião fornecedor aqui na Beira Mar de Fortaleza. Como fazer oleo de coco a partir do coco poderá ser, sem duvida, um bom assunto pro um próximo post.

Outros alimentos ricos em MCTs:

  • oleo de palma
  • mantega de cabra
  • mantega de vaca
  • leite de cabra
  • queijo de cabra
  • formula infantil
  • leite materno

Segue mais na foto anexada.

 

 

Quer Conhecer O
Passo a Passo 
Exato Para 
QUEIMAR GORDURA
E GANHAR MUSCULO

Facilmente?