Dicas

Suplementos que não funcionam: Somatodrol

Recentemente respondi umas das perguntas que mais chegam no meu email… Que suplementos são os mais eficientes? A resposta é clara.

A realidade cotidiana do praticante de musculação visando ganhar massa seja no bíceps no caso dos homens ou no glúteo no caso das mulheres, é ganhar tempo ao tempo. É para isso, está a industria de suplementação respondendo ilusoriamente às correspondentes ilusões.

Ai aparece Somatodrol no mercado brasileiro prometendo crescimento muscular e definição, mas pera ai, por que só aqui? Essa resposta vou deixar pra vocês. Vejam que interessante este link . Independentemente disso, Somatodrol é um simples combinado de DMZ, ornitina e arginina… e não, eles não estão no meu TOP 3 de suplementos mais eficientes. Ou seja, tem efeito? Deve ter. É notável? Não, especialmente se nosso planejamento integral está baseado na esperança de um suplemento básico e pontual.

Importante dizer que falo desde a teoria e não desde a prática pois não me suplementei nunca com ornitina, mas sim com ZMA e arginina, em ambos casos, sem sensações nem efeitos percebíveis outros do que meu psicológico.

Já desde a teoria, há pesquisas onde foram aumentados os níveis de arginina e ornitina em pessoas saudáveis sem que houvesse alteração na síntese proteíca (Thibault et al. – Oral citrulline does not affect whole body protein metabolism in healthy human volunteers 2011) , assim como também há estudos onde verificou-se que o ZMA não promoveu aumentos de força nem massa muscular (Wilborn CD et al. – Effects of Zinc Magnesium Aspartate ZMA Supplementation on Training Adaptations and Markers of Anabolism and Catabolism 2004).

Por tanto, não esperem que seja o diferencial nem acelerador na sua modificação corporal sem atender antes a estratégia de treinamento e de nutrição.

Quer Conhecer O
Passo a Passo 
Exato Para 
QUEIMAR GORDURA
E GANHAR MUSCULO

Facilmente?